Devido a uma fragilidade maior com a saúde, na terceira idade torna-se necessário ter facilidade de acesso a serviços médicos, assim uma das formas mais seguras de garantir qualidade de vida neste período é ter um bom plano de saúde para idoso no DF.
Escolhendo um plano de saúde para idosos
Na hora de escolher um plano de saúde para idosos é preciso ter dois pontos em mente:
1. Estar atento às suas necessidades;
2. Ter um orçamento adequado para que você possa pagá-lo todo mês.
Pensando nisso, analise qual é a rede credenciada de sua preferência, que tenha hospitais para atendimento de urgência/emergência mais próximos de sua residência, bem como os serviços cobertos pelo plano e que você poderá usufruir.
Para baratear os custos, você pode fazer uma boa pesquisa para entender qual a melhor opção do mercado para o seu caso. Além disso, existem algumas escolhas que você pode fazer, que influenciam diretamente no valor do plano de saúde, como optar por uma acomodação compartilhada ao invés de uma particular. Para os idosos, por serem um público que utiliza muito o plano, é recomendável fazer uma contratação sem coparticipação.
Conheça o melhor plano de saúde para idoso do DF – Clique Aqui!
Como é definido o valor do plano de saúde para idoso
Quando o cálculo do valor de um plano de saúde ocorre, a operadora levará em consideração alguns fatores. Dentre eles, estão:
• A área da rede credenciada;
• O número de serviços oferecidos;
• Tipo(s) de acomodação;
• Opção de coparticipação.
Além dos fatores acima, outro que é muito decisivo na hora de se propor um valor, é a estimativa de utilização. É esperado que uma pessoa acima de 59 anos utilize mais seu plano e realize procedimentos de complexidade alta, e é devido a isso que o plano de saúde para idosos possui um valor mais elevado em relação aos demais.
Saiba como contratar o plano exclusivo para terceira idade em Brasília/DF – Clique Aqui!
Reajuste dos plano de saúde para idoso
No geral, o plano de saúde tem dois tipos de reajuste: o anual, que ocorre na data de aniversário do contrato, e o por faixa etária, que ocorre até os 59 anos.
Os grupos de idade são definidos pela ANS, e permite que na mudança de faixa, a operadora reajuste o valor do plano contratado.
A partir de 59 anos, não é mais aplicado o reajuste por mudança de faixa etária, porém permanece o reajuste anual.
Cobertura do plano de saúde para idoso
A “cobertura” é definida pelo conjunto de procedimentos que são comtemplados em um plano de saúde para idoso no DF.
As coberturas de plano de saúde, podendo incluir:
• Consultas;
• Exames;
• Internações hospitalares;
• Procedimentos cirúrgicos;
• Tratamentos médicos (como quimioterapia e hemodiálise);
• Acompanhamento obstétrico e partos.
Um ponto interessante a se destacar, é que lista de procedimentos obrigatórios é regulamentada pela ANS (Agência Nacional de Saúde).
O “Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde” pode ser acessado pelo site oficial da ANS.
Um ponto que deve ser levado em consideração, é que no caso do beneficiário ter um profissional de saúde de sua confiança ou laboratório de preferência, é preciso verificar se eles estão credenciados ao seu plano de saúde.
Mais segurança e agilidade no atendimento
Infelizmente a nossa rede pública de saúde não é insuficiente para atender a toda população, pois a demanda de pessoas que precisam de atendimento é muito maior do que a rede pode suportar.
É muito comum ver notícias que em diversos centros de atendimento do SUS existem longas filas de atendimento para quaisquer especialidades e procedimentos.
Em muitos casos, a espera pode ser extremamente prejudicial, principalmente para pessoas mais idosas ou com complicações médicas. Por isso, ter acesso ao plano de saúde para idoso é tão importante! Com ele o beneficiário assegura o atendimento em qualquer circunstância.
Pingback: Plano de Saúde Perfeito - Guia Rápido para Escolher o seu
Não é possível comentar.