Dicas Valiosas de Como retirar os agrotóxicos de forma natural
As normas de higiene já deveriam ser presentes em todo local que vende frutas, legumes e verduras. Na verdade alguma forma menos agressiva já deveria ser utilizada para que os tóxicos não fossem tão nocivos ao nosso organismo como eles de fato são.
Os perigos representados pelos agrotóxicos
O perigo começa no próprio campo, com os agricultores que pulverizam os agrotóxicos nas lavouras. A exposição destes produtos de elevada toxidade sem a devida proteção pode ocasionar invalidez e até morte.
Em seguida, o perigo chega à mesa do consumidor dos grandes e médios centros urbanos. Os vegetais e frutas disponíveis no mercado, de aspecto agradável podem esconder em sua película externa fragmentos de agrotóxicos utilizados na lavoura.
Um grande problema dos alimentos sem tratamento algum são os parasitas e vermes que podem se fazer presentes e, por esse motivo, precisamos deles para que o alimento chegue a nossa mesa, já que é muito difícil para as empresas manter o controle acerca de grandes plantações.
Quem busca ter uma vida saudável, consumindo frutas e verduras, algumas vezes fica em dúvida sobre o uso de agrotóxicos para a produção destes alimentos. Em recente publicação, o Brasil foi citado como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo em suas plantações. Justamente por ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o País lidera essa posição nada positiva. Somente em 2010 foram utilizadas 800 milhões de litros em suas lavouras. Neste sentido, muitas entidades estão lutando para que se diminua o consumo de agrotóxicos na produção dos alimentos. Mas nada que justifique você não consumir estes alimentos. Se na sua cidade existem feiras orgânicas, ótimo, agora se não é possível encontrar uma, vamos passar algumas dicas de como tirar os agrotóxicos dos alimentos de uma forma natural.
Bicarbonato de sódio e vinagre:
Essa é uma dica bem simples. Primeiro, lave as frutas com água corrente para tirar a sujeira mais visível. Depois, deixe de molho com bicarbonato de sódio que age e tira quase 90% dos agrotóxicos. Não se esqueça de lavar bem as frutas e verduras, pois o bicarbonato de sódio não pode ser ingerido. Para completar, você pode deixar mais 40 minutos apenas com o vinagre. Mas atenção: não misture bicarbonato de sódio com vinagre, pois um tira do outro o seu efeito.
Tintura de Iodo: Quem passa essa dica é o Dr. Lair Ribeiro. Segundo ele, esse composto comprado facilmente em farmácia pode ser usado da seguinte forma: 5ml para 1 litro de água. Essa é a quantidade para limpar bem as frutas e verduras.
Esponja vegetal e água: A esponja vegetal pode ser adquirida em farmácia e ela ajuda a tirar os agrotóxicos lavando-os com água corrente. Claro que nesse caso não é possível tirar todo o agrotóxico, mas ajuda. Por isso, de preferência sempre por frutas e legumes da estação e claro, sendo possível, alimentos orgânicos.
Carvão, castanha da índia, e argila verde: a mistura destes três ingredientes ajuda a reduzir os agrotóxicos nas frutas e verduras. Deixe agir por cerca de 10 minutos.
Remover a casca: De preferência sempre para frutas, verduras e hortaliças que são da estação.
Quando são frutas fora da estação, o nível de agrotóxicos é maior ainda para que essa fruta se desenvolva na estação que não é dela se desenvolver propriamente. Se isso não ocorrer, você pode também remover a casca. É claro que estará eliminando algumas vitaminas importantes que se concentram na casca, mas de qualquer forma isso pode ser levado em consideração principalmente quando são frutas desconhecidas.
Spray de bicarbonato e limão: Essa é uma dica muito fácil de preparar em casa. Você vai precisar do seguinte: 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma xícara de água (cerca de 250 ml). É só misturar todos esses ingredientes por cerca de 15 minutos e depois lavar bem. É uma mistura que atua muito bem na remoção de agrotóxicos de frutas e verduras.
“Alimentação saudável associada a prática regular de atividade física é o segredo para prevenir uma série de doenças, porém o uso de produtos naturais não substitui a orientação médica ou qualquer tipo de tratamento.”
“O uso de produtos naturais não substitui a orientação médica ou qualquer tipo de tratamento.” Visite seu médico regularmente e faça um plano de saúde”.
Pingback: 8 Benefícios de Beber Água com Limão Diariamente - Health Care Brasília - Planos de Saúde em Brasília